Este é o nosso espaço de dúvidas e debates. Aqui vocês devem postar suas dúvidas, exercícios e desafios que acharem interessantes. Sempre que puderem, comentem e auxiliem seus colegas com suas dúvidas e exercícios propostos.
A letra B do exercício 5 é do tipo "natural por natural" (vídeo 1). Iniciamos dividindo como já fazíamos, mas ao chegar no resto ao invés de parar, "abaixamos" os zeros da parte decimal, um de cada vez e, para cada zero, efetuamos a divisão. Vale observar que estamos trabalhando com a parte decimal do número e, portanto, no quociente deve aparecer uma vírgula. Me mostre, em sala, suas anotações. ;)
Luciana, eu estou com duvida quando tem uma multiplicaçao e os dois fatores tem vírgula. pois eu nao sei como e onde botar a vírgula no final. Você poderia me ajudar por favor? beijos Ana Paula
Olá Luciana é a Ana Paula, estava pesqisando no livro e na internet e gostaria de confirmar com voce: um cm3 equivale a 0,001 litros e 100 mililitros? Obrigada , beijos.
Oi luciana é a Anna letícia tudo bem?, eu gostaria de saber se no estudo dirigido na seção C, tem que fazer a página 143 numero 13 ?? ,porque já corrigimos em sala !!!
Oi luciana! É a camilla estou fazendo o dever, na pagina 176 exercício 23 letra f quando fui fazer o metodo do cancelamento a fração não deu totalmente irredutivel
oi, Luciana estou estudando para o teste fazendo os exercícios complementares aqui do blog, mas eu já fiz de TUDO para acertar o resultado da página 190 ( 71 ) você poderia me ajudar? tem algum link de videos, sites ou ate outros exercícios mais fáceis ( parecidos com esse ) para treinar? Boa noite, abraços Ana Paula.
Oi Luciana, fiz todos os exercícios complementares que você colocou aqui no blog, mas, não estou conseguindo fazer alguns. Você poderia colocar outros exercícios mais fáceis (parecidos com os do livro), vídeos explicando o conteúdo ou até mesmo sites para eu estudar? Atenciosamente, Barbara.
Oi Hevelyn, vou tentar organizar um esquema aqui. Vamos pensar na seguinte situação: Luciana quer comprar um caderno que custa 17 reais. Ao chegar em uma loja descobriu que o caderno estava com 8% de desconto. Quanto Luciana irá pagar?
1o- se ela vai ter desconto, ela vai pagar um valor a menos. O 1o passo pode ser descobrir qual é o valor do desconto. Se a taxa é de 8%, vamos calcular 8% de 17 reais, o que vai dar 1,36 (se tiver dúvida sobre como calcular, me fala)
2o- o preço do caderno é 17 reais, como ela vai ter 1,36 de desconto, vai pagar: 17,00-1,36=15,64
Final: Luciana vai pagar R$15,64 pelo caderno.
Veja se entendeu todos os passos e me dê notícias. Vou tentar encontrar outros problemas desses. ;)
Os dois primeiros links tem algumas revisões e o terceiro tem exercícios. ;) Ps- Se não conseguir clicar nos links, copia e cola na url! Se precisar, mande mensagem.
Luciana, eu estou refazendo a lista de revisão e estou percebendo que eu não sei quando eu devo encontrar mmc ou o mdc nos problemas. Poderia retirar a minha duvida por favor. abraços Ana Paula ( 6 ano b)
Oi Ana, os problemas de mdc costumam falar em dividir, repartir coisas em tamanhos iguais (divisores comuns) e costumam trazer na pergunta (mas pode estar antes no enunciado) que esse tamanho deve ser o maior possível. Os de mmc costumam falar divisibilidade, de vários números que quando dividem um outro deixam um mesmo resto ou de um evento que se repete sempre com um mesmo padrão, por exemplo, de 12 em 12 dias, a cada 15 minutos, a cada 7 metros, ... Faz o seguinte, pega os exercícios da orientação de estudos que estão no número 1. Ao invés de sair fazendo, escreve para mim quais são de mmc e quais são de mdc ;)
Ok, o exercício 83 da página 97 fala sobre MDC e o exercício 86 fala sobre MDC também. O exercício 94 da página 100 fala de MMC, o exercício 96 fala de MMC e o exercício 97 fala sobre MMC também. O exercício 110 da página 107 fala sobre MMC, o exercício 111 fala sobre MMC, o 112 fala sobre MMC, o 113 fala sobre MMC, o 114 fala de MMC (fiquei com dúvida nesse), o 115 fala de não consegui, o 116 fala de MMC e o 117 nao consegui. Ana Paula
Você está indo bem na separação!! Vou comentar aqui só que estive errado ou o que você disse que ficou confusa, está bem?
pág. 107 112 - MDC. Repare que ele fala em cortar pedaços iguais (divisor). Como são duas barras com tamanhos diferentes, o divisor deve ser comum aos tamanhos das duas. No final, ele diz que esse tamanho deve ser o maior possível.
114 está certo. Esse é aquele que eu comentei. A cada 18 dias (vai pular nos múltiplos de 18). A cada 24 dias (múltiplos de 24). Ele quer que as amigas se encontrem, por isso, a quantidade de dias que passam para cada deve ser a mesma, ou seja, o múltiplo deve ser comum.
115 - MDC. Ele que dividir as divisas da chácara de forma que todos tenham a mesma distância, por isso, divisor comum e quer que essa distância seja a maior possível. No final, o que ele pede é a quantidade de coqueiros, então, podemos calcular o perímetro da propriedade e dividir pelos espaços.
177 é MMC. Eu acho essa mais fácil de enxergar pelo conjunto dos múltiplos. Sugestão: Faça 3 linhas com o mesmo tamanho, organizadas uma embaixo da outra e todas com 33 tracinhos (as linhas devem ser iguais). Imagine que as 3 linhas representam a mesma fila de 33 pessoas. Na 1ª, marque as que usam roupa branca, M(3), na seguinte, óculos, M(5), e na última, saquinho de pipoca, M(4). Para cada pergunta veja quais as linhas que você deve observar e quantas pessoas coincidem.
Também não entendi como é a porcentagem em forma decimal é tipo: 56%= 56/100= 0,56? Não existe 0,056 na conversão da porcentagem? E sobre os problemas com porcentagem é tipo: Ana irá comprar uma roupa por 47 reais mas, essa roupa está com 13% de desconto: 13/100 . 47/1= 611/100= 0,611 47,000- 0,611=43,389 Ana Paula
Ana, é isso mesmo!! Veja os comentários anteriores. Fiz uns esquemas e coloquei problemas online.
56% são 56 partes de 100 e, por isso, 56:100, ou seja, 0,56. 0,056 existe também, mas, nesse caso, são 56 milésimos e, portanto, não representam 56 porcento. Faz sentido?
Sobre o exemplo que você deu, ele está ótimo, você só errou uma continha no final, mas pode ter sido só falta de atenção. o raciocínio está correto. Repare que 611/100 é o mesmo que 611 dividido por 100, isso resulta 6,11.
Luciana, você acha que vale mais apena eu revisar o que eu estudei no fim de semana refazendo os exercícios online ou refazendo de novo os exercícios do livro?
Ana, acho que você pode revisar o que acha que está confiante e fazer os exercícios dos assuntos que ainda está enrolada, mas não estude até muito tarde. Descansar é importante também!!
A última dúvida que eu tenho para encerrar meu estudo é sobre as tabelas das medidas: É KM HM DAM M DM CM MM? Desculpa por estar perguntando muitas coisas
Oi Luciana. Eu tenho uma dúvida na matéria. Vai cair sequencia na recuperação ? Aquilo de: Quantos números tem entre 1,2,3 ... 111,112,113. Se você responder agradeço. Bjs
Oi Pedro, as sequências fazem parte da construção de números naturais. Precisamos saber o que são números consecutivos, mas a abordagem dos problemas, vamos discutir nas aulas de recuperação. A contagem dos números na sequência não será cobrada na prova.
oi luciana ,sou a Mariana do 6 ano b queria tirar uma duvida do numero 3 dos exercicios do caderno , eu resolvi o problema fazendo uma ecuação tem algum problema ou outra maneira de fazelo
Olá Luciana, aqui é a bruna, eu estava olhando as seções A e B do estudo dirigido e tenho uma dúvida em relação a matéria: vai cair sobre arroba e quilate? porque eu olhei e estava escrito lá! boa noite!
Oi Bruna, essas unidades aparecem como curiosidade, elas não estão na AP. De todo modo, caso elas apareçam em outras avaliações, serão dadas as relações delas com unidades básicas. ;) Bom dia!
Luciana n estou consiguino fazer o número 5 questão B.Até escrevi um negócio no caderno pra vc me ajudar
ResponderExcluirBoa noite, Guilherme,
ExcluirA letra B do exercício 5 é do tipo "natural por natural" (vídeo 1). Iniciamos dividindo como já fazíamos, mas ao chegar no resto ao invés de parar, "abaixamos" os zeros da parte decimal, um de cada vez e, para cada zero, efetuamos a divisão. Vale observar que estamos trabalhando com a parte decimal do número e, portanto, no quociente deve aparecer uma vírgula.
Me mostre, em sala, suas anotações. ;)
Do link atividade 1
ResponderExcluirOk obrigado
ResponderExcluirLuciana, boa noite.É a Ana Paula do 6 ano b. Eu nao estou achando a lista 2 estou procurando desde ontem. voce poderia me falar onde fica?
ResponderExcluirOi Ana Paula, o link da lista está disponível na página principal e na aba "listas de exercícios".
ResponderExcluirLuciana, eu estou com duvida quando tem uma multiplicaçao e os dois fatores tem vírgula. pois eu nao sei como e onde botar a vírgula no final. Você poderia me ajudar por favor?
ResponderExcluirbeijos Ana Paula
Luciana me ajuda o exercício 44 da pág n tem lógica eu n entendi nd
ResponderExcluirLuciana eu não achei os gabaritos das paginas 322 e 332
ResponderExcluirEu também não.
ResponderExcluireu também não.
ResponderExcluirOlá Luciana é a Ana Paula, estava pesqisando no livro e na internet e gostaria de confirmar com voce: um cm3 equivale a 0,001 litros e 100 mililitros?
ResponderExcluirObrigada , beijos.
Oi luciana é a Anna letícia tudo bem?,
ResponderExcluireu gostaria de saber se no estudo dirigido na seção C, tem que fazer a página 143 numero 13 ?? ,porque já corrigimos em sala !!!
oi luciana eu não estou achando aquela ficha de matemática para que você mandou terminar como dever de casa no blog
ResponderExcluirOi Luciana qual é a lista 3 de dever de casa ?
ResponderExcluirOI LUCIANA
ResponderExcluirvocê colocará hoje o gabarito do dever da página 171(15,16,17)
bjs ANNA LETÍCIA
Oi luciana! É a camilla estou fazendo o dever, na pagina 176 exercício 23 letra f quando fui fazer o metodo do cancelamento a fração não deu totalmente irredutivel
ResponderExcluirE não sei oque fazer, tentei refazer mas deu a o mesmo resultado
ResponderExcluirOi Luciana,estou com muitas dúvidas.Será que amanhã você pode tirá-las ??
ResponderExcluirBEIJOS Anna Letícia
oi, Luciana estou estudando para o teste fazendo os exercícios complementares aqui do blog, mas eu já fiz de TUDO para acertar o resultado da página 190 ( 71 ) você poderia me ajudar? tem algum link de videos, sites ou ate outros exercícios mais fáceis ( parecidos com esse ) para treinar? Boa noite, abraços
ResponderExcluirAna Paula.
Oi Luciana, fiz todos os exercícios complementares que você colocou aqui no blog, mas, não estou conseguindo fazer alguns. Você poderia colocar outros exercícios mais fáceis (parecidos com os do livro), vídeos explicando o conteúdo ou até mesmo sites para eu estudar?
ResponderExcluirAtenciosamente, Barbara.
Oi Luciana , eu esqueci como se transforma o número decimal em fração
ResponderExcluirE fração impropria para a mista
ResponderExcluirOi Luciana. boa noite,
ResponderExcluironde eu posso achar a avaliação parcial para estudar para o teste??
já procurei no site da escola,mas ainda não colocaram lá.
Obrigado bjs Boa Noite.
Boa noite, Anna,
ExcluirColoquei na aba "Vamos estudar?" junto com o restante do material do ano! ;)
Se precisar de ajuda, amanhã te mostro como acessar.
Bjs
Muito Obrigada Luciana BJS
ExcluirLuciana como se faz o problema de porcentagem que fala de desconto e etc...
ResponderExcluirOi Hevelyn, vou tentar organizar um esquema aqui. Vamos pensar na seguinte situação: Luciana quer comprar um caderno que custa 17 reais. Ao chegar em uma loja descobriu que o caderno estava com 8% de desconto. Quanto Luciana irá pagar?
Excluir1o- se ela vai ter desconto, ela vai pagar um valor a menos. O 1o passo pode ser descobrir qual é o valor do desconto. Se a taxa é de 8%, vamos calcular 8% de 17 reais, o que vai dar 1,36 (se tiver dúvida sobre como calcular, me fala)
2o- o preço do caderno é 17 reais, como ela vai ter 1,36 de desconto, vai pagar:
17,00-1,36=15,64
Final: Luciana vai pagar R$15,64 pelo caderno.
Veja se entendeu todos os passos e me dê notícias. Vou tentar encontrar outros problemas desses. ;)
Os dois primeiros links tem algumas revisões e o terceiro tem exercícios. ;)
ExcluirPs- Se não conseguir clicar nos links, copia e cola na url! Se precisar, mande mensagem.
https://pt.khanacademy.org/math/cc-sixth-grade-math/cc-6th-ratios-prop-topic/cc-6th-percentages/a/converting-percents-and-fractions-review
https://pt.khanacademy.org/math/cc-sixth-grade-math/cc-6th-ratios-prop-topic/cc-6th-percent-decimal-conversions/a/rewriting-decimals-and-percents-review
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-word-problems/e/discount_tax_and_tip_word_problems
Luciana, eu estou refazendo a lista de revisão e estou percebendo que eu não sei quando eu devo encontrar mmc ou o mdc nos problemas. Poderia retirar a minha duvida por favor. abraços Ana Paula ( 6 ano b)
ResponderExcluirOi Ana, os problemas de mdc costumam falar em dividir, repartir coisas em tamanhos iguais (divisores comuns) e costumam trazer na pergunta (mas pode estar antes no enunciado) que esse tamanho deve ser o maior possível.
ExcluirOs de mmc costumam falar divisibilidade, de vários números que quando dividem um outro deixam um mesmo resto ou de um evento que se repete sempre com um mesmo padrão, por exemplo, de 12 em 12 dias, a cada 15 minutos, a cada 7 metros, ...
Faz o seguinte, pega os exercícios da orientação de estudos que estão no número 1. Ao invés de sair fazendo, escreve para mim quais são de mmc e quais são de mdc ;)
Ok, o exercício 83 da página 97 fala sobre MDC e o exercício 86 fala sobre MDC também. O exercício 94 da página 100 fala de MMC, o exercício 96 fala de MMC e o exercício 97 fala sobre MMC também. O exercício 110 da página 107 fala sobre MMC, o exercício 111 fala sobre MMC, o 112 fala sobre MMC, o 113 fala sobre MMC, o 114 fala de MMC (fiquei com dúvida nesse), o 115 fala de não consegui, o 116 fala de MMC e o 117 nao consegui. Ana Paula
ExcluirOk:.Página 97: 83= MDC
Excluir86= MDC
.Página 100: 96= MMC
97= MMC
.Página 107: 110= MDC
111= MDC
112= MMC
113= MMC
114= MMC(fiquei com dúvida)
115= Não consegui
116= MMC
117= Não consegui.
Abraços, Ana Paula.
Você está indo bem na separação!! Vou comentar aqui só que estive errado ou o que você disse que ficou confusa, está bem?
Excluirpág. 107
112 - MDC. Repare que ele fala em cortar pedaços iguais (divisor). Como são duas barras com tamanhos diferentes, o divisor deve ser comum aos tamanhos das duas. No final, ele diz que esse tamanho deve ser o maior possível.
114 está certo. Esse é aquele que eu comentei. A cada 18 dias (vai pular nos múltiplos de 18). A cada 24 dias (múltiplos de 24). Ele quer que as amigas se encontrem, por isso, a quantidade de dias que passam para cada deve ser a mesma, ou seja, o múltiplo deve ser comum.
115 - MDC. Ele que dividir as divisas da chácara de forma que todos tenham a mesma distância, por isso, divisor comum e quer que essa distância seja a maior possível.
No final, o que ele pede é a quantidade de coqueiros, então, podemos calcular o perímetro da propriedade e dividir pelos espaços.
177 é MMC. Eu acho essa mais fácil de enxergar pelo conjunto dos múltiplos. Sugestão: Faça 3 linhas com o mesmo tamanho, organizadas uma embaixo da outra e todas com 33 tracinhos (as linhas devem ser iguais). Imagine que as 3 linhas representam a mesma fila de 33 pessoas. Na 1ª, marque as que usam roupa branca, M(3), na seguinte, óculos, M(5), e na última, saquinho de pipoca, M(4). Para cada pergunta veja quais as linhas que você deve observar e quantas pessoas coincidem.
Luciana quando o cálculo de porcentagem é tipo:40% de 90 pessoas a resposta É de um jeito diferente? Ou a conta é diferente?
ResponderExcluirPermanece tudo igual, mas se forem pessoas, precisamos conferir o resultado, pois tem que ser um número natural.
ExcluirOlá Luciana, estou com dúvida nos cálculos de porcentagem. poderia me ajudar criando um problema para eu tentar faze. Obrigada, um abraço Ana Paula!
ResponderExcluirOlá Luciana . Aonde está o gabarito das questão seguinte na lista de revisão e
ResponderExcluirBoa tarde, Luiz, o gabarito está na página inicial do blog. É a segunda postagem de cima para baixo.
ExcluirTambém não entendi como é a porcentagem em forma decimal é tipo:
ResponderExcluir56%= 56/100= 0,56? Não existe 0,056 na conversão da porcentagem?
E sobre os problemas com porcentagem é tipo: Ana irá comprar uma roupa por 47 reais mas, essa roupa está com 13% de desconto: 13/100 . 47/1= 611/100= 0,611
47,000- 0,611=43,389
Ana Paula
Ana, é isso mesmo!! Veja os comentários anteriores. Fiz uns esquemas e coloquei problemas online.
Excluir56% são 56 partes de 100 e, por isso, 56:100, ou seja, 0,56. 0,056 existe também, mas, nesse caso, são 56 milésimos e, portanto, não representam 56 porcento. Faz sentido?
Sobre o exemplo que você deu, ele está ótimo, você só errou uma continha no final, mas pode ter sido só falta de atenção. o raciocínio está correto. Repare que 611/100 é o mesmo que 611 dividido por 100, isso resulta 6,11.
Ok, então quando tem 3 algarismos um deles fica na casa do inteiro porque 100 também tem 3 algarismos?
Excluirex:
999/100= 9,99
porque 100/100= 1,00
Não é porque o 100 tem três algarismos, mas porque você está dividindo por 100 e, portanto, criando centésimos, que é a segunda casa decimal.
ResponderExcluirOs seus exemplos estão certos.
Ps- acabei de responder sobre os exercícios de mmc e mdc. Depois dê uma olhada! ;)
Ok, mas eu ainda não consegui entender como encontrar o MMC...
ExcluirAna, você pode fazer pelo método da fatoração simultânea ou pelo conjunto dos múltiplos. Dê uma olhada nas páginas de teoria do livro.
ExcluirLuciana, você acha que vale mais apena eu revisar o que eu estudei no fim de semana refazendo os exercícios online ou refazendo de novo os exercícios do livro?
ResponderExcluirAna, acho que você pode revisar o que acha que está confiante e fazer os exercícios dos assuntos que ainda está enrolada, mas não estude até muito tarde. Descansar é importante também!!
ExcluirA última dúvida que eu tenho para encerrar meu estudo é sobre as tabelas das medidas:
ResponderExcluirÉ KM HM DAM M DM CM MM?
Desculpa por estar perguntando muitas coisas
É essa mesma a tabela, Ana.
ExcluirOi Luciana. Eu tenho uma dúvida na matéria. Vai cair sequencia na recuperação ?
ResponderExcluirAquilo de: Quantos números tem entre 1,2,3 ... 111,112,113.
Se você responder agradeço. Bjs
Oi Pedro, as sequências fazem parte da construção de números naturais. Precisamos saber o que são números consecutivos, mas a abordagem dos problemas, vamos discutir nas aulas de recuperação. A contagem dos números na sequência não será cobrada na prova.
ExcluirLuciana, tem que fazer as páginas propostas no final do dever ou pode escolher querer fazer ou não?
ResponderExcluirOi Antonia, como eu falei em sala, eles fazem parte da lista e devem ser feitos também. Não esqueça de conferir os gabaritos! ;)
ExcluirLuciana eu esqueci como se entra na orientação de estudo
ResponderExcluirOi Tomas, está na página inicial. No final da postagem tem algo como clique aqui para acessar a lista! ;)
ExcluirLuciana ,eu não estou intendendo a pergunta 3 do dever de casa que é do dia 2 ao dia 5
Excluiroi luciana ,sou a Mariana do 6 ano b queria tirar uma duvida do numero 3 dos exercicios do caderno , eu resolvi o problema fazendo uma ecuação tem algum problema ou outra maneira de fazelo
ResponderExcluirOi Mariana, tem outras formas de fazer sim, mas você pode fazer usando equação. Discutimos as outras soluções em sala! ;)
ExcluirLuciana onde agente acha os videos para o dever de casa
ResponderExcluirOi, Maria Luiza, os vídeos estão no Estudo Dirigido, como eu coloquei na agenda. Na seção C, etapa 1 do projeto sobre divisão .
Excluiroi luciana , quero outro desafio , bota outro desafio para agente fazer
ResponderExcluirOlá Luciana, é a helena do sexto ano b .Estou com problemas para achar o formulário .você poderia me ajudar ?
ResponderExcluirOi Helena, como eu coloquei na agenda, o formulário está no Estudo Dirigido, seção C, etapa 1.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiroi Luciana tudo bem quero saber onde estar a lista 2
ResponderExcluirA lista de revisão para a prova está na página inicial
ExcluirOlá Luciana, aqui é a bruna, eu estava olhando as seções A e B do estudo dirigido e tenho uma dúvida em relação a matéria: vai cair sobre arroba e quilate? porque eu olhei e estava escrito lá! boa noite!
ResponderExcluirOi Bruna, essas unidades aparecem como curiosidade, elas não estão na AP. De todo modo, caso elas apareçam em outras avaliações, serão dadas as relações delas com unidades básicas. ;)
ExcluirBom dia!
Obrigada!
ExcluirBoa tarde Luciana , me falaram que tinha uns exercícios para fazer , eu não achei o que eu faço ? Tem outras formas de estudar ?
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