Educação Tecnológica


1ª avaliação 2019

  1. Comece "salvando como" a sua atividade com os nomes de todos os integrantes do grupo na pasta "Avaliação 1o tri", caso tenha algum problema para encontrar a pasta, sinalize à professora e inicie a programação com seu grupo.
  2. Você poderá escolher um dos dois tópicos a seguir:
    • Crie uma animação baseada em um trecho do texto "Simplesmente divino!" de Maria Ramos, trabalhado na aula de história. O texto está no final da postagem, caso queira consultá-lo.
    • Crie uma animação fazendo uma chamada para a campanha da Páscoa Solidária, convidando as pessoas a doarem até o dia 26 de abril um ovo de Páscoa ou caixa de bombom para as creches apoiadas pelo Colégio.
  3. Não delete a placa do Arduino. Apenas faça com que ela desapareça na animação.
  4. Você deverá usar os comandos "anuncie para todos" e "quando eu ouvir" nos objetos para fazer com que eles se comuniquem.
  5. A animação deve ter pelo menos:
    • 2 objetos
    • 2 leds piscando de acordo com a animação
    • 1 led piscando simultâneo a algum elemento na animação.
  6. Ao final, salve as alterações no seu projeto.

Obs: Você sempre pode desenhar ou buscar na internet as suas imagens, fique atento apenas para não perder muito tempo com essa etapa do trabalho. Só temos a aula de hoje para realizá-lo.

Obs2: Além da criatividade, organização e coerência do projeto criado, será avaliado se todos os itens citados anteriormente foram contemplados.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Simplesmente divino!"

Por: Maria Ramos


Se você é louco por chocolate e sempre achou que ele só podia ser mesmo divino, saiba que você não é o único. Em mais de dois mil anos de história, o chocolate foi por muito tempo considerado sagrado por sociedades antigas do México e da América Central.
  
Foram povos primitivos dessa região que descobriram que as sementes de cacau poderiam ser amassadas e transformadas em uma bebida deliciosa, o tchocolatl. Quer dizer, deliciosa para eles, porque os europeus quando chegaram à América, no final do século XV, não gostaram nem um pouquinho daquela bebida amarga, gordurosa e... picante! O chocolate daquele tempo era muito diferente do que conhecemos hoje: não levava açúcar e ainda era misturado à pimenta e outros temperos fortes.

Mas se os europeus, a princípio, não gostaram muito do tal tchocolatl, para os astecas, civilização altamente organizada que habitava o México desde o século XIV, ele era um presente divino. Mais precisamente de Quetzalcoatl, deus da sabedoria e do conhecimento.

Os astecas acreditavam que essa divindade havia trazido do céu as sementes de cacau e, por isso, festejavam as colheitas com rituais cruéis de sacrifícios humanos. Para completar a cena, que mais parece ter saído de um filme de horror, eles ainda ofereciam às vítimas taças de chocolate!

Muito tempo depois, já no século XVIII, o botânico sueco Carlos Lineu, inspirado por essas histórias e pelo sabor do chocolate, batizou a árvore do cacau de Theobroma cacao, que, em grego, quer dizer alimento divino. Mas as curiosidades sobre o chocolate não param por aí.

Tudo começou...

Ninguém sabe ao certo quem inventou o chocolate. É sabido, no entanto, que, muito antes dos astecas, a civilização Maia do Período Clássico (250-900 d.C.) já o conhecia. O Império Maia ocupava o território onde atualmente encontra-se a Guatemala, parte leste do Honduras, Belize e sul do México. Era uma sociedade muito desenvolvida, que tinha como atividade econômica básica a agricultura e conhecia técnicas avançadas de irrigação.

Os maias plantavam o cacau, colhiam, torravam as sementes e as transformavam em uma pasta, que depois era misturada à água, pimenta, cereais e outros ingredientes. O resultado era uma bebida fria e espumante, apreciada particularmente pela realeza, embora muitas pessoas também a consumissem, pelo menos de vez em quando.

Devido à importância social e religiosa do chocolate, as sementes de cacau eram consideradas muito valiosas, tanto que passaram a ser usadas como dinheiro. Um coelho, por exemplo, podia ser comprado por umas poucas sementinhas. Quando dominou boa parte da América Central, por volta de 1400, o Império Asteca frequentemente exigia que a população e povos dominados pagassem impostos em sementes de cacau.

Terra à vista!

No ano de 1519, chegou à América um navegador espanhol chamado Hernán Cortez. E, para sua surpresa, o Imperador Montezuma dos astecas o recebeu cordialmente. É porque, segundo o calendário asteca, aquele era justamente o ano em o deus Quetzacoatl tinha prometido voltar. Você já deve ter imaginado a confusão: Montezuma pensou que Cortez fosse a reencarnação de Quetzacoatl. Afinal, o imperador era fã do tchocoatl – dizem que chegava a beber até 50 garrafas da bebida por dia!

Montezuma rapidamente presenteou Cortez com taças de tchocoatl e uma plantação de cacau. E o explorador espanhol, apesar de não ter gostado muito da bebida, logo percebeu que as sementes de cacau valiam ouro. De verdade! Enquanto os grãos de cacau eram uma espécie de moeda local, o ouro não era um metal valorizado pelos astecas.

Mas Cortez não ficou satisfeito apenas com as lucrativas trocas comerciais e, um ano depois, respondeu com traição à forma simpática com que o povo asteca o acolhera. Ajudado por uma epidemia de varíola, doença que trouxera para as Américas junto com suas tropas, derrotou os exércitos astecas, matando o imperador Montezuma e seu sucessor.

Ao voltar para a Europa, em 1528, Cortez levou consigo sementes de cacau e apresentou o chocolate ao rei Carlos V, da Espanha. Pensando nas vantagens comerciais que aquela bebida exótica poderia trazer, eles estabeleceram plantações em ilhas tropicais conquistadas pela Espanha, como Trinidad e Haiti, na América Central, e ilha de Fernando Pó (atualmente Bioko), na Guiné Equatorial, na África Ocidental. Aliás, hoje, mais da metade da produção mundial de cacau vem de países africanos.

O segredo dos monges

Na Europa, o chocolate se espalhou entre a família real e os nobres da corte espanhola. Para atenuar o seu sabor, eles diminuíram a quantidade de tempero que os astecas usavam e passaram a adicionar mel. Já o rei Carlos V tinha o hábito de tomar o chocolate com açúcar.

Para garantir a exclusividade da receita, os espanhóis confiaram o segredo apenas aos monges. Assim, as cozinhas dos mosteiros viraram locais de experiência para o aperfeiçoamento do chocolate e a criação de novas receitas. Por quase um século, a Espanha foi a única a produzir o chocolate, que se tornou artigo de luxo. Enquanto os nobres o degustavam nos salões, os religiosos foram autorizados a consumi-lo sem que isso representasse quebra de jejum.

Em meados dos século XVII, entretanto, começaram a vazar as primeiras informações sobre o chocolate. Os monges permitiam que visitantes de outros países provassem a bebida, e marinheiros capturavam barcos espanhóis carregados com sementes de cacau. Rapidamente, espalharam-se plantações de cacau pela Europa.

Mas foi somente no século XIX que o chocolate se popularizou. Em 1825, o inventor Coenrad Van Houten criou uma prensa que permitia separar o licor da manteiga de cacau. Com o licor, criou-se um chocolate em pó de melhor qualidade e com a manteiga – adivinhe! – fizeram o primeiro chocolate em barra.

-----------------------------------------------------------------------------------------

Clique aqui para fazer login na sua conta da turma de Educação Tecnológica. Após fazer login, você poderá assistir aos vídeos, acessar sua apostila de estudos e fazer as atividades propostas.

----------------------------------------------- 2018 ------------------------------------------------------

Neste link você pode baixar o Scratch 1.4 para treinar em casa o que aprendemos.

30 comentários:

  1. BOA NOITE, LUCIANA EU NÃO ESTOU CONSEGUINDO ACESSAR A CONTA DA TURMA DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA COM O MEU USUARIO E MINHA SENHA.PODE ME DIZER COMO EU FAÇO POR FAVOR?
    DAVID

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi David, verifica se você está diferenciando letras maiúsculas e minúsculas e se está digitando corretamente, o I, L e 1 são muito parecidos na escrita daquele papel.

      Excluir
  2. Luciana, eu não estou conseguindo baixar o schatch no meu computador, tem algum outro jeito de baixar ou você consegue me explicar porque eu não sei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antonia ela botou um link aqui no blog para baixar o scratch

      Excluir
  3. olá aqui é a Seabra , minha dupla é a Yasmin
    nós pensamos em fazer uma proposta onde a pessoa deverá usar animais como objeto e movimento,som e aparência como comando.
    bjoss até amanha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana best de matemática! Minha dupla é o José Renato e iremos ensinar quem vier a fazer um pássaro bater as asas e quando encostar na bordar voltar!
      (Guilherme Caruso)

      Excluir
  4. minha dupla é o Artur Lourenço
    e nossa proposta é um nadador nadando de um lado para o outro com mudança de traje

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciana! Entao nós resolvemos fazer um jogo que tenha um gato que no qual o objetivo é tentar encostar em uma bola que irá ficar aparecendo na tela e sumindo. E quando escostada tem que aparecer uma mensagem assim: Você pegou a bola ! É isso! E ah...uma pergunta quem nos vamos desafiar?

    ResponderExcluir
  6. Oi,Luciana!!!!Entao eu resolvi fazer um jogo qual o objetivo e o gato escalar uma parede de escalada sem tocar nos outros personagens que estarao caindo do ceu!!!!!

    ResponderExcluir
  7. maria fernanda branco costa16 de maio de 2018 às 05:55

    oii luciana! minha dupla é a sofia e como proposta queremos fazer uma animação em que apareça som, movimento, aparência e mudança de palco, bjss

    ResponderExcluir
  8. Joana TH e Antônia16 de maio de 2018 às 05:57

    Oi, a nossa proposta era de fazer uma animação que tivesse como tema principal uma história fictícia que utilize movimento, aparência , som e mudança de lugar
    ASS:Joana TH e Antônia T

    ResponderExcluir
  9. A proposta do nosso jogo é fazer um jogo de pistas para achar um tesouro o trabalho é de Maria e Giovanna

    ResponderExcluir
  10. Laura Zacour, Giovana e Beatriz.16 de maio de 2018 às 06:01

    A proposta é que precisa fazer um jogo com movimento, aparência e som. O tema é da escolha da pessoa. Nós iremos ajudar eles a fazerem.

    ResponderExcluir
  11. A proposta do jogo é personagem cm movimento de sim e aparência



    Dani e Nanda parente

    ResponderExcluir
  12. Minha dupla é o david
    Nossa proposta é fazer uma corrida com 3 personagens

    ResponderExcluir
  13. Arthur Portugal 6º A16 de maio de 2018 às 10:30

    Olá Luciana, boa tarde, minha dupla é o Tomás e estávamos pensando em fazer um jogo chamado jogo do Arthur e Tomás, ele consiste em ter duas barras, uma no lado esquerdo e outra no lado direito, onde apertando tal tecla ela desça ou suba. E vai ter uma bola no meio que é para eles ficarem rebatendo até alguém deixar a bola escapulir e perder o jogo.

    ResponderExcluir
  14. Minha dupla é a Ana Carolina.
    Nossa proposta é um jogo de um macaco pulando de uma árvore para outra.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Minha dupla é a Patricia somos do 6A e iremos fazer um personagem que terá que desviar de obstáculos.

    ResponderExcluir
  17. Minha dupla é a Miriam somos do 6b ,e iremos fazer uma aninimação interativa como a que fizemos com o "teclado".

    ResponderExcluir
  18. Uma animação de corrida e son

    ResponderExcluir
  19. Olá Luciana e Adriana, aqui somos Bruna e Manuela e a nossa proposta para o jogo é o personagem estar no colégio teresiano e o objetivo é pular os obstáculos para passar de nível. Conforme passa de nível o cenário muda para diferentes lugares do Teresiano como: a sala de aula, corredor, pátio, quadra, salão, parquinho ,etc. Espero que goste!

    ResponderExcluir
  20. UM CARA DANÇANDO.PEDRO E RAFAEL.

    ResponderExcluir
  21. Gabriel Rago e Thiago Kenedi17 de maio de 2018 às 14:06

    Uma animação de um atleta correndo

    ResponderExcluir
  22. Bernardo e Gabriel Garrido 6anoa17 de maio de 2018 às 17:39

    Fazer uma divisão usando a CANETA
    Bernardo e Gabriel Garrido 6anoa

    ResponderExcluir
  23. animaçao de balada

    ResponderExcluir
  24. Luciana, boa tarde, como postar o trabalho do scratch para o dia tecnologico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, aqui deve ser postada a proposta do que você e sua dupla farão amanhã como oficina.

      Excluir
  25. julia maria e patricia22 de maio de 2018 às 11:53

    oi Luciana como se faz para o passaro do flappy bird desviar?

    ResponderExcluir
  26. Oi meninas,
    Precisamos usar comandos de movimento. Podemos fazer na próxima aula de programação. ;)

    ResponderExcluir